Dicas que irão te ajudar a se tornar um profissional de home office melhor

214

Uma das coisas mais difíceis quando se trabalha em casa e é babá ao mesmo tempo é justamente conciliar o tempo que devemos nos  dedicar com as atividades profissionais com as brincadeiras e os “apertões”  nas bochechas do bebê.

A gente já corre o risco de parar várias vezes o trabalho para trocar uma fralda, acudir a Luísa que chora sem motivo aparente ou pede um biscoito, assistir um bocadinho de Peppa Pig ou então fazer a pequena soltar umas gargalhadas. A concentração vai embora, o trabalho vai ficando para depois e quando percebemos, perdemos o prazo ou então é hora de ir dormir.

E é bom não enrolar e tratar de ir dormir logo, pois invariavelmente às 7 horas ela já estará em pé no berço dizendo “Ei”..

Tento seguir algumas regrinhas para trabalhar em casa. Não sou nenhum grande expert, como disse, mas se as dicas puderem ajudar alguém, já fico satisfeito.

1. Listar todas as tarefas do dia. Tenho feito isso desde que comecei a cuidar da Luísa e isso vem  fazendo uma grande diferença. Até as pequenas coisas do dia a dia, como “colocar lixo” na rua e lavar louça fazem parte da lista.  É uma forma de não esquecer de nada, além de gerar um prazer imenso em ver cada item riscado da lista.

2, Manter uma rotina parecida com a de quem trabalha fora de casa. Troco de roupa, saio, passeio, vou a uma padaria e tomo café antes de ligar o computador e começar a jornada. Faz bem. converso com outras pessoas, pratico o “ócio criativo” e afasto para muito longe aquela impressão de estar trabalhando de pijama.

3. Ter um local destinado ao trabalho. Sentar com o notebook no quarto, na sala, ou na cozinha não traz, pelo menos para mim, a impressão de estar trabalhando. Mantenho o escritório e ali busco trabalhar, sem me distrair com os desenhos que a Luísa assiste

4. Ser chato: hora de trabalhar é hora de trabalhar. Esse é o ponto crucial e onde há mais dificuldades. Quem nunca foi interrompido com o bebê gritando “papapapapaiiii”, ou então com a esposa conversando sobre a cor da poltrona nova? Você estava empolgado no meio de um texto que custava a sair e de repente a filha aparece, com aquele olhar de carinho, lhe pedindo um colo. Vai-se embora o raciocínio e o trabalho. É preciso ser chato e manter a regra de que hora de trabalhar é hora de trabalhar.

5. Aproveitar as sonecas do bebê. Regra de ouro para quem é babá e trabalha em casa. Os momentos das sonecas significam trabalho: louça, recolher lixo, varrer casa e outras atividades ficam para depois. As sonecas e o silêncio servem para que possamos colocar o trabalho em dia. A soneca deve ser sagrada e respeitada – para o seu próprio bem.
Se nada disso der certo – e em muitos dias não dará – a solução é desligar o computador, montar o tatame no chão, esparramar os brinquedos e fazer uma farra com o bebê.

O tempo passa rápido demais, Tenho observado isso. Muitas vezes é preferível trabalhar na madrugada, ter o contato com a família, manter poucas horas de sono, mas não perder nenhum sorriso da filhota.

Fica a dica: curta a tua filha, ou filho, e trabalhe na madrugada.

Os coachs que me perdoem, mas não tem cifrão que pague um sorriso desdentado..

You may also like...