As melhores praias de Florianópolis para ir com as crianças: confira nossa lista

Muita gente sempre me pergunta quais as melhores praias de Florianópolis para ir com as crianças. A capital catarinense é um dos destinos preferidos durante as férias de verão. E como a estação está apenas começando, preparei uma pequena lista de boas opções para descansar e se divertir com a garotada.

Melhores praias de Florianópolis para crianças

Trouxe aqui algumas dicas sobre as melhores praias de Florianópolis para as crianças. Atenção: não é uma lista definitiva, são apenas minhas opiniões. Tomei por base o que considero bom para ir com a criançada: facilidade de acesso, mar calmo e limpo, faixa de areia extensa para brincar, segurança e preços acessíveis. O top 3 é composto de Açores, Daniela e Lagoinha. Para as demais citadas não há um ranking, apenas citei o que acho positivo e o que acho negativo.

Falando em listas, é bom aproveitar que estamos no verão e conferir também a minha lista para escolher o melhor protetor solar infantil. Clique no link e escolha o seu. Não podemos vacilar e deixar as crianças sem protetor solar. Também produzimos uma reportagem com dicas de pediatras para ajudá-lo na escolha do protetor solar infantil.

Tem gente que irá discordar, outros irão se lembrar de algumas que eu esqueci (afinal, são apenas 42 praias). Mas podem ficar à vontade para sugerir mais nomes no nosso “guia de praias de Florianópolis para as crianças”.

#1 Açores

Praia do sul da ilha de Santa Catarina, já é a minha preferida já há pelo menos uns dois verões. Açores tem uma faixa de areia bem extensa, um mar com águas cristalinas e delicioso (apesar de alguns dias esttar gelado como todas as praias da região sul).

Tem grande vantagem em relação às demais: acesso e estacionamento fácil (e gratuito) , o preço das duas ou três barraquinhas existentes na praia não é abusivo como em outros locais e a considero bem segura para levar crianças. O único ponto negativo, mas que para nós não afeta muito, é a falta de restaurantes nas proximidades. Nada que uma passada pela Armação do Pântano do Sul ou então uma mochila carregada com frutas e lanchinho não possam resolver.

Na minha opinião, é a melhor praia de Florianópolis para as crianças.

#2 Daniela

Se seus filhos gostam de ficar na água, a Daniela é uma excelente opção. Localizada no norte da ilha, a 26 quilômetros do centro de Florianópolis, o balneário é conhecido pelas águas calmas e quentes. É um bom local para as crianças se divertirem, além de estar localizada nas proximidades de locais com toda a infra estrutura, como Jurerê e Canasvieiras. A dificuldade de estacionamento existe e a faixa de área é bem reduzida se comparada à praia de Açores, por exemplo. Mas o visual compensa tudo.

#3 Lagoinha

Outro ponto sensacional para as crianças é a praia da Lagoinha, localizada entre a Brava e a Cachoeira do Bom Jesus. A faixa de areia tem 760 metros de extensão, e as águas são calmas e quentes. As crianças adoram, embora na alta temporada o movimento seja bastante intenso. A proximidade de praias badaladas pode trazer algum transtorno na hora de embora, como por exemplo, uma fila interminável. Mas, como por ali alguns bares atendem na areia, dá para ficar e esperar o movimento diminuir.

Para as demais, vale e muito a visita, mas não são as ideais para a criançada.

Campeche

Morei oito anos no bairro e é um dos locais que mais frequentei – e frequento – na Ilha. Apesar de ser linda e possuir uma excelente faixa de areia, considero o mar extremanente perigoso para as crianças e o acesso em alguns pontos só é possível após atravessar um trecho de dunas. Para quem tem criança e precisa carregar toda aquela parafernalha, é preciso “condicionamento físico”. Outro ponto negativo é que com o crescimento desordenado e a especulação imobiliária na região, os preços de tudo por aqui acabaram inflacionados em demasia. Estacionar também é cobrado, e o valor não pé baixo, tal como nas principais praias de Florianópolis.

Morro das Pedras

Também no Sul da Ilha, é uma extensão da praia do Campeche. Por aqui também há a dificuldade de estacionamento e o mar é bastante agitado.

Ingleses

O balneário tem uma opção riquíssima de restaurantes e comércio e é bastante movimentado durante todo o ano. Justamente pela agitação, não considero um local ideal para as crianças, embora a praia seja deliciosa.

Canasvieiras

É a praia preferida dos argentinos. Morei por ali por uns dois anos e gosto bastante. A água é calmíssima e quente e o comércio da região, bastante variado. Existem mercados e restaurantes que funcionam 24 horas nessa época.
O ponto negativo é a lotação: se não chegar cedo, esqueça lugar para colocar o guarda-sol. E as chances de seus filhos correrem e atropelarem ou serem atropelados por banhistas existe. Com a redução da faixa de areia causada pela ressaca deste ano, acredito que o espaço estará ainda menor.

Jurerê

Uma das mais conhecidas praias de Florianópolis, Jurerê Internacional é marcada por baladas e mais baladas. O mar é calmo, a água é quentinha e deliciosa, ideal para os pequenos. Mas não a considero uma das melhores da cidade para as crianças devido à lotação extrema, principalmente na região dos beach clubs, à dificuldade de estacionamento e ao preço praticado. Uma sugestão é dar uma de farofeiro: investir num isopor, carrega-lo em um supermercado e levar para a praia. A diferença no bolso será gigantesca.
Ou então, buscar fugir da região dos beach clubs e ficar mais na direção do que os locais chamam de “Jurerê Tradicional”, embora seja a mesma praia.

Santinho

Também no norte da ilha, o acesso à praia do Santinho é realizado através do Balneário dos Ingleses. É uma das praias de Florianópolis mais exuberantes: dois quilômetros de extensão e uma beleza marcante, inclusibe com um museu arqueológico a céu aberto.
Vale muito a visita, embora o mar seja mais astrativo para os praticantes de surfe do que para as crianças. Faixa de areia bem extensa, é um dos locais mais deliciosos da ilha, na minha opinião. O negativo – para mim – é a distância: cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.

Para quem pretende viajar Brasil afora, segue uma lista com algumas das principais praias do país para ir com as crianças.

You may also like...