Ruth Rocha: 50 anos com muitas histórias para nos contar

 

Aí chega a hora de ler para nossos filhos, antes de dormir. Fico impressionado como a Luísa “absorve” os temas as histórias que contamos nos livros. É uma oportunidade e tanto para ampliar o universo e não ficarmos restritos às histórias da Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida.

A dica do Papai Recomenda desta semana é sobre livros. Sobre uma centena deles, aliás. Quem está “começando” no universo da literatura infantil precisa, rapidamente, conhecer Ruth Rocha. Este ano ela completa 50 anos de carreira. É uma senhorinha das mais simpáticas, com seus 85 anos bem vividos, mas de cem livros publicados e que tem uma capacidade incrível de contar histórias. Acho que a maioria dos papais e mamães já conhecem mas, se alguém ainda não leu para os filhotes, está na hora de começar.

E olha que são temas difíceis para levar à uma criança. Como abordar em pequenas histórias, por exemplo, algo como a conscientização ambiental? A dica é ler O menino que quase morreu afogado no lixo, lançado em 1999.

menino_q

O protagonista dessa história, Waldisney (isso mesmo, estão começando a entender porque é tão divertido?), era um garoto comum como todos os outros. Gostava de televisão, vídeo game e adorava consumir coisas não lá muito saudáveis, como refrigerantes e salgadinhos. O garoto comia e bebia à sua vontade, mas não se importava muito em recolher os resíduos das coisas que consumia e descartá-los no lixo. Com a montanha de lixo aumentando cada vez mais, o inevitável aconteceu: a montanha virou um mar de entulho. O que será que vai acontecer com Waldisney?

Existe ainda a história de Tiago, protagonista de “Quem vai salvar a vida?”. A história também é sobre a preservação ambiental e traz reflexões sobre como uma família poderia desempenhar as atividades do dia a dia e ajudar a natureza ao mesmo tempo. Ou seja, ensina que o respeito à natureza começa em casa.

QUEM VAI SALVARAVIDA (2)

 

O interessante de tudo isso é que as histórias vem sendo contados com um jeito criativo e e com leveza. As obras da Ruth Rocha foram adquiridas pela Editora Salamandra em 2009 e muitas dos livros estão sendo relançados com visual bem bacana. Tem o famoso Marcelo, Marmelo, Martelo… E tem muitas coleções legais, como a Ruth Rocha reconta (João e Maria, João e o Pé de Feijão e etc) ou livros que estou de olho e abordam temas diversos, como “Quando eu erro” e “Quando eu não sei”.

You may also like...