Vitamina C não pode faltar na dieta da criançada

Acerola e a vitamina C

Luísa gosta de frutas azedinhas. A acerola sempre foi uma das preferidas por aqui.

Com informações do Redoxitos/Bayer

Em tempos de frio e de gripe, sempre ouvimos que é hora de reforçar a dose de vitamina C. É um resfriadinho aqui, um nariz escorrendo ali, uma tosse que não vai embora, espirros que aparecem vez ou outra. Pronto. É hora da vitamina C e cama.

Uma das recomendações mais frequentes dos médicos é para que os pais incentivem os filhos a terem hábitos saudáveis com a dieta, desde os primeiros anos de vida pois alimentos ricos em nutrientes e minerais ajudam a fortalecer o organismo. Entre as vitaminais fundamentais, uma das mais conhecidas é a tal da vitamina C, que contribui para o bom desenvolvimento das células integrantes do sistema imunológico.

Apesar de ser uma substância orgânica fundamental, essa vitamina não é fabricada pelo organismo. Portanto, só é possível obtê-la por meio de dieta equilibrada ou por suplementação vitamínica.

Mas o que acontece quando a criança está com deficiência deste nutriente no organismo?

A vitamina C influencia a saúde das crianças de diversas formas. Após ser ingerido, o nutriente participa de diversas reações bioquímicas vitais para o corpo, ajudando no crescimento saudável das células, além de ser benéfica para ossos, dentes, gengivas, ligamentos e vasos sanguíneos. Também auxilia o organismo a responder às infecções e ao estresse, e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres. A vitamina C ainda estimula a absorção de ferro, ajudando a evitar a anemia, participa da formação de colágeno, responsável por unir e fortalecer os tecidos.

Separei esse texto com algumas dicas produzidas pela equipe do Redoxitos®, suplemento alimentar infantil de vitamina C da Bayer. São sete alimentos fáceis de encontrar em supermercados, feiras e hortifrúti, e que podem fazer parte das refeições diárias das crianças.

ALIMENTOS

Acerola: É disparado o alimento campeão. Aqui em casa tem um pé e a gente chega a congelar para consumir suco o ano inteiro. Luísa sempre adorou e come a frutinha mesmo, até se lambusar. 10 unidades contém 1046 miligramas de vitamina C.

Caju: uma unidade contém cerca de 219 miligramas de vitamina C.

Pimentão Amarelo: 201 miligramas da vitamina em uma unidade.

Goiaba Branca: uma unidade conta com aproximente 128 miligramas da vitamina,

Laranja Pêra: uma unidade contém cerca de 85 miligramas.

Morango: quatro unidades são capazes de fornecer 63 miligramas.

Espinafre: 122 miligramas podem ser encontradas em uma xícaras.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças entre 4 e 6 anos devem consumir cerca de 30 miligramas diariamente; entre 7 e 10 anos, 35 miligramas diários; e a partir dos 14 anos, a ingestão precisa ser de 45 miligramas ao dia.

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